A Anatel resolveu suspender a partir da próxima
segunda-feira (23) a venda de chips das operadores TIM, OI e Claro em alguns
estados do país. A determinação foi divulgada nesta quarta-feira pelo
presidente da Anatel, João Resende.
A decisão foi tomada após a Anatel avaliar dados das três
empresas nos últimos seis meses. O maior problema das operadoras é que as
chamadas realizadas pelo consumidor são interrompidas no meio da ligação.
No Paraná a única operadora que terá seus serviços de venda
suspensos é a TIM.
Caso as operadoras descumpram a decisão elas serão multadas.
O que diz a operadora.
TIM afirmou que recebeu com bastante surpresa o que chamou
de “medida tão extrema adotada pela Anatel” e disse em nota que vai tomar todas
as medidas necessárias para restabelecer o quanto antes a normalidade de suas
atividades. A empresa cita no comunicado indicadores de qualidade da própria
Anatel, nos quais afirma possuir “posição de destaque” entre as melhores
operadoras. “Tal medida desproporcional da Anatel certamente afetará a
competição no setor de telecomunicações no País em beneficio de alguns
concorrentes e em prejuízo aos mais de 200 milhões de usuários”, ressalva a
operadora.
Punições
No último dia10, a
Anatel havia ameaçado punir a TIM por conta da baixa qualidade dos
serviços prestados, em
especial nos Estados como Paraíba, Alagoas, Piauí e
Pernambuco. Nesse locais, há um grande número de queixas sobre falhas nas
chamadas e de longas interrupções nos serviços.
Para pressionar a operadora, a agência estipulou um plano de metas com duração de 120 dias. Em 60 dias, a TIM teria de reduzir em 25% o número de reclamações. E no final dos 120 dias, as queixas precisariam ser reduzidas pela metade. Caso contrário, a Anatel suspenderia temporariamente a venda de chips da operadora. Dois dias depois, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defendeu a medida da agência
No último dia
Para pressionar a operadora, a agência estipulou um plano de metas com duração de 120 dias. Em 60 dias, a TIM teria de reduzir em 25% o número de reclamações. E no final dos 120 dias, as queixas precisariam ser reduzidas pela metade. Caso contrário, a Anatel suspenderia temporariamente a venda de chips da operadora. Dois dias depois, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defendeu a medida da agência
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Atenciosamente Leonardo Costa.