Vista Aérea do Aeroporto Internacional Afonso Pena |
A movimentação do Aeroporto Internacional Afonso Pena é
atualmente de 4.720 pousos + decolagens mensais, 198.000 passageiros embarcados
e desembarcados mensais e 4.200 t de carga/mês.
Funciona, ainda, no Aeroporto Afonso Pena, o Sitia - Sistema
Integrado de Informações Aeroportuárias.
No terminal de passageiros, elevadores panorâmicos
e escadas rolantes servem todos os pavimentos, que possuem instalações
especiais para atendimento a portadores de necessidades físicas especiais.
A cobertura em estrutura metálica do terminal, com 15.800 m² de área é
composta de telhas anti-ruído. O piso em granito confere a beleza ao
edifício, assim como o revestimento de pastilhas nas paredes.
O estacionamento tem capacidade para 2202 veículos e
utiliza um sistema informatizado de controle de entrada e saída de veículos
através de tíquetes com código de barras.
Histórico
A área pertencente ao Aeroporto Afonso Pena se constitui em parte da área da Colônia Afonso Pena, ali implantada no início do século XX em homenagem ao sexto Presidente da República, Afonso Pena (
Foto 1 |
Nessa ocasião, o Governo Federal desapropriou a área de uma
fazenda, no município de São José dos Pinhais, propriedade de Matias Mendes.
Dividiu-a em pequenas chácaras e assentou uma colônia de imigrantes poloneses e
alemães que incentivados pela política de colonização para a agricultura
ocuparam o local no início deste século.
Devido à entrada do Brasil na II Guerra Mundial, o
Ministério da Guerra, através dos órgãos responsáveis pela aviação (que dariam
origem ao atual Ministério da Aeronáutica), nos anos de 1940 a 1942 efetuou um
minucioso levantamento da área dessa colônia, em função dos ventos dominantes.
A área correspondente ao antigo Aeroporto Afonso Pena foi desapropriada para a
construção das pistas de pouso, com o mesmo traçado hoje existente.
Em janeiro de 1946, com a guerra terminada, a aviação civil
passou a operar efetivamente na Base Aérea Afonso Pena, moderna e recém
construída. Operavam com voos regionais e internacionais, as seguintes
companhias: VARIG - iniciada em 15 de janeiro de 1946 no Aeroporto de
Bacacheri, com a linha Florianópolis/Porto Alegre/Pelotas/Jaguarão e
Montevidéu; CRUZEIRO DO SUL; REAL - com vôos regionais e Assunção, em 1955;
PANAIR - Assunção em 1946; AERONAVIS BRASIL - atendendo a linha Rio de
Janeiro/Poços de Caldas e Porto Alegre, bem como linhas internacionais.
Foto 2 |
A construção original do Aeroporto Afonso Pena aconteceu de
maio de 1944 a
abril de 1945, e foi executada pelo Ministério da Aeronáutica em cooperação com
o Departamento de Engenharia do Exército Norte-Americano. A Base Aérea Afonso
Pena, como era conhecido o Aeroporto, tinha como finalidade servir de ponto
estratégico para as operações aliadas durante a II Guerra Mundial. Construído
nos últimos meses da guerra, o aeroporto foi pouco utilizado, prevalecendo
posteriormente o uso pela aviação civil.
Quando a Base Aérea passou a atender a Aviação Civil, foi
construída uma estação de passageiros que esteve em uso até 1959. Era dotada de
bar, sala de espera, área ajardinada, escritório de administração e manutenção,
bomba de gasolina, caixa d'água, farol, torre de controle (construída em
madeira e com altura de 35
metros ), balizamento de pista (luz amarela), gerador de
energia alternativa, além de equipamento de rádio-transmissão-recepção.
Foto 3 |
Em 1959 o Aeroporto Afonso Pena era o quarto aeroporto em
movimento de aeronaves, quando o Ministério da Aeronáutica precisou construir
uma nova estação de passageiros com área de 2.200 metros quadrados .
Este terminal de passageiros foi inaugurado em 05 de fevereiro de 1959, durante
o Governo de Moysés Lupion. Era então Ministro da Aeronáutica o Brigadeiro
Menescal. As obras executadas em 1959 permaneceram inalteradas até a década de
70.
A partir de 1974, Portaria n.º 120 Gm-5, de 03 de dezembro
de 1973, definiu que o Aeroporto Afonso Pena fosse administrado pela Infraero.
Em 1977, foi concluída a ampliação do terminal de passageiros, quadruplicando
sua capacidade de atendimento, proporcionando mais conforto aos usuários e
empresas áreas. Mesmo com todas as remodelações a ampliações efetuadas, as
obras não foram suficientes para atender à demanda crescente de passageiros e
cargas.
Em 1991, o aeroporto contava com um déficit operacional
estimado em 40%. Começaram as obras de construção de um novo terminal de
passageiros.
Foto 4 |
O aeroporto foi o segundo no Brasil a contar com o Sistema
Integrado de Tratamento de Informações Aeroportuárias - SITIA. Movimento de
aeronaves, informações sobre voos, telefones internos e externos, circuito
fechado de televisão e todas as operações do novo terminal estão interligadas,
como ocorre nos aeroportos mais modernos do mundo.
O prédio onde funcionava o antigo terminal de passageiros
foi totalmente reformulado para se tornar um moderno terminal de carga aérea,
com uma área total de 12 mil metros quadrados.
Com a construção do novo terminal e o aumento da demanda de
passageiros, em 26 de junho de 1996 o Aeroporto Afonso Pena passou a ser
internacional. Sua inauguração aconteceu no dia 26 de julho de 1996, com a
presença do então presidente Fernando Henrique e do Ministro da Aeronáutica,
Lélio Viana Lobo e do Presidente da Infraero,à época, Adyr da Silva. (fonte: http://www.infraero.gov.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para evitar problemas, serão publicados apenas comentários com autoria identificada.
Atenciosamente Leonardo Costa.