domingo, 17 de maio de 2015

Empreendedorismo - São José dos Pinhais inaugura Sala do Empreendedor

Espaço visa atender o MEI
A Prefeitura de São José dos Pinhais inaugurou nesta quinta-feira (23) a Sala do Empreendedor. Localizado na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), o espaço vai centralizar a oferta de serviços aos micro e pequenos empreendedores, como formalização de empresas, capacitação e orientação em gestão para empreendedores de micro e pequeno porte.
A instalação do novo espaço é fruto de uma parceria entre a prefeitura, a Fomento Paraná e o Sebrae. “Por conta dessa parceria, temos a oportunidade de dar um atendimento melhor ao micro, pequeno e médio empresário”, afirma o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim. 
CRÉDITO - A implantação da sala exclusiva visa incentivar a formalização e a capacitação do microempreendedor, facilitando a abertura de novas empresas, regularizando as atividades informais e oferecendo serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI). “A regularização é importante para o empreendedor, porque no longo prazo ele terá grandes benefícios, com o histórico de contribuição previdenciária, por exemplo, que é necessário para requerer uma aposentadoria”, explica Setim. 
O gerente de mercado da Fomento Paraná, Antonio Romildo Mileck, acrescenta que a formalização tem outras vantagens. “É de suma importância que um município tenha uma Sala do Empreendedor, porque ela agrega serviços, como a formalização, que possibilita que a empresa tenha acesso a financiamentos em melhores condições em instituições bancárias”, diz. “A Fomento Paraná coloca aqui à disposição as linhas de crédito mais baratas do mercado para as empresas crescerem”, lembra Mileck. 
Para o Diretor de Industria e Comercio do município, Leonardo Silva da Costa, ter um local apropriado é motivo de comemoração. “É uma conquista para nós”, diz Costa. 
O coordenador da regional leste do Sebrae Paraná, José Ricardo Castelo Campos, informou que mais de cem municípios no estado já contam com Salas do Empreendedor, e que as micro e pequenas empresas são responsáveis pela maior parte dos empregos no Brasil. “Cerca de 99% das empresas no Brasil são de micro e pequeno porte. Além disso, o segmento que mais cresce é o de Microempreendedor Individual (MEI). Ter um local para atendimento desse público é muito importante”, resume Campos. 



A Sala do Empreendedor de São José dos Pinhais está localizada na Rua Marcelino Nogueira, 702, no centro. A partir da próxima semana, toda terça-feira haverá consultoria ao microempreendedor individual, além da realização de palestras e cursos de capacitação, tanto na Sala do Empreendedor, instalada na sede da Sictur, quanto no Centro da Juventude, no bairro Borda do Campo. 

Serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor
– Formalização do Microempreendedor Individual (MEI);
– Orientações sobre obrigações do MEI;
– Consulta Prévia do Grau de Risco;
– Cadastro físico para formalização;
– Impressão de CCMEI;
– Impressão CNPJ;
– Impressão DAS;
– Impressão Relatório de Receita Bruta;
– Declaração e impressão da DASN;
– Termo de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) avulsa – mercadoria;
– Termo de emissão de NFE – serviço (interno Prefeitura);
– Impressão das CNDs;
– Alteração de dados do MEI e Baixa;
– Atendimento para profissionalização do MEI pelo Sebrae – orientações, cursos e palestras;
– Parcerias com instituições e orientações sobre crédito;
– Interface com Corpo de Bombeiros para agilidade.
Requisitos para ser um MEI– Receita brutal anual de até R$ 60.000,00;
– Não ser sócio de outra empresa.
Benefícios de ser um MEI– Previdência Social;
– Orientação, capacitação e treinamentos;
– Impostos reduzidos;
– Emissão de NFe;
– Acesso a crédito diferenciado;
– Acesso às licitações públicas;
– Poder ter até um funcionário registrado.
Documentos necessários– RG e CPF;
– Comprovante de endereço residencial ou do local aonde o empreendedor exerce atividades e numero de indicação fical (Carne do IPTU).
Participaram da cerimônia de inauguração o prefeito e o vice de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim e Toninho da Farmácia, o prefeito de Tijucas do Sul, José Altair Moreira (Gringo), o secretário de Indústria Comércio e Turismo de São José dos Pinhais, Giam Celli, e representantes da Fomento Paraná, do Sebrae, da Caixa Econômica Federal e da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviço de São José dos Pinhais (ACIAP). 
(Fontes: Agência de Notícias do Paraná e Secretaria Municipal de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para evitar problemas, serão publicados apenas comentários com autoria identificada.

Atenciosamente Leonardo Costa.

Tags

São José dos Pinhais (153) Prefeitura de São José dos Pinhais (79) Eleições 2012 (53) SJP (44) Setim (37) Eleições Municipais 2012 (33) Leonardo Costa (28) Paraná (28) Ivan Rodrigues (25) Prefeito (21) São Jose dos Pinhais (18) Brasil (17) Nossa São José (17) ROCHA LOURES (17) Cultura (16) Noticias (16) Aconteceu (15) CARLA GAPSKI (15) Vereadores (15) politica (14) eleito (13) PSDB (12) VEREADOR (12) Eleitorado (10) oposição (10) Beto Richa (9) Blogueiro (7) Justiça Eleitoral (7) Patrimônio Histórico (7) TSE (7) politicos (7) Curitiba (6) Câmara (6) DEM (6) Francisco Buhrer (6) Professor (6) Redes Sociais (6) Candidato (5) Debate (5) Decreto Legislativo nº. 1177/2011 (5) Enchentes (5) Fotos (5) JPSDB (5) JPSDB-SJP (5) PSD (5) SAÚDE (5) TCE (5) Atlético (4) Blog (4) CPI (4) antigamente (4) capital (4) Administração (3) Compac (3) DEMUTRAN (3) Eleições anulada (3) Leopoldo Meyer (3) PCB (3) PDT (3) PMDB (3) PT (3) Sebastião Côrtes (3) União por São José (3) resultado (3) Anatel (2) Associação Comercial (2) Casarão Massaneiro (2) Censo (2) Crime (2) DEMOCRATAS (2) Delegacia (2) EUA (2) Greve (2) Lei 12.619 (2) Lei do Ficha Limpa (2) Leopoldo Scherner (2) Mensalão (2) PSB (2) PSDC (2) PUC (2) cavaletes (2) etanol (2) CPI da SAUDE (1) Doação (1) Gustavo Fruet (1) JOSÉ AUDUSTO (1) Lei 9.504/97 (1) Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) (1) Lei sobre o n° 3357/12 (1) Lei12.653/12 (1) PCdoB (1) PRP (1) PSC (1) PTB (1) PTdoB (1) Resolução nº. 23.373/2011 (1) opinião (1) respostas (1)